quarta-feira, fevereiro 13, 2008

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

O Olival da Azinhaga do Senhor dos Mártires: Alcácer









Necropole da Azinhaga do S. Martires: Ao 3 dia de Escavação...









Neste terceiro dia de escavação arqueológica na necropole romana, identificamos um conjunto de fragmentos de peças cerâmicas, associadas a rituais romanos que aqui tiveram lugar, entre o século I e o II d. Cristo.
As necropoles sempre foram espaços sagrados, onde a intimidade das crenças tem que ser verdadeira, porque se sabia que não existia alternativa para alem da morte.
A documentação arqueológica não se resume só às peças exumadas, é necessário saber ler a "arquitectura do espaço funerário", muitas vezes constituido por manchas de areia de várias cores, cerâmica aparentemente dispersa ou associada. Por isso é fundamental os trabalhos em cursos, que nos permitem olhar fragmentos de um quotidiano de à 2 000 anos em Alcácer, quando esta tinha nome de Deusa, num tempo que parecia suspenso, inserida num imperio, governado por um imperador venerado como um deus.
Os trabalhos em curso tem tido as visitas habituais de professores e dos jovens estudantes da secundária de Alcácer, que desta vez expressaram a sua surpresa em relação aos achados. Hoje contamos com a presença da Srª Vereadora da Cultura e da sua Assesora que quizeram ver in loco as ultimas descobertas, fragmentos cerâmicos depositados segundo determinados rituais e que só hoje, após quase 2000 anos foram descobertas.

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Necrópole Romana da Azinhaga do S. Mártires: 1 Dia de Trabalhos Arqueológicos






Aspecto geral da visita de estudo de alunos da Secundária de Alcácer aos trabalhos arqueológicos em curso. Alunos do 10 Ano - História e Cultura das Artes, do prof. Jorge Santos Costa