sábado, outubro 17, 2009

Informal Visit and Tribute to Pay to Pedro Nunes, in Vale de Guiso (Alcácer do Sal) from Leiden (Netherlands): The Video

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de saber mais sobre a vida de Pedro Nunes e do facto de ter sido perseguido pela inquisição. Onde posso encontrar estas informações?

ARC disse...

Por norma gosto de responder a quem tenha um nome ou rosto, mas se insistem em continuarem a ser anónimos o problema não é meu.
Em relação à questão que me coloca, temos na Biblioteca Municipal de Alcácer e no Gabinete de Arqueologia, alguns artigos e livros sobre a sua obra, mas muito pouco sobre a sua vida. Ontem ao telefone com outro investigador fiquei a saber mais elementos relacionados com Pedro Nunes. A seu tempo divulgarei alguns elementos sobre Pedro Nunes e realçar o facto de esta Escola Superior Holandesa estar interessada em alimentar o seu fundo documental sobre Pedro Nunes, que eles consideram como um dos seus mentores. Como eu afirmei ontem, os calculos de Pedro Nunes no século XVI representam um sistema GPS com base na geometria (sem satélites) e isso revolucionou os metodos de navegação maritima e a georeferência sobre o oceano, aplicado a uma esfera que é o globo terrestre. É esse o feito fantástico dele.